Posturas docentes encontradas na realidade escolar
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
BÁRBARA ESTELA ZANELLA NUÑEZ
posturas docentes encontradas na realidade escolar
Uruguaiana
2011
bárbara estela zanella nuñez
posturas docentes encontradas na realidade escolar
Trabalho apresentado ao Curso (nome do curso) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas As Diretrizes Curriculares Nacionas para o Ensino Fundamental, Organização do Trabalho Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Fundamentos e Metodologias do Ensino de História, Fundamentos e Metodologias do Ensino de Geografia, Fundamentos e Metodologias do ensino de Língua Portuguesa.
Prof. Josilaine Nascimento, Edilaine Vagula, Cyntia Simioni, Eliane França, Juliana Fogaça.
Uruguaiana
2011
Posturas docentes encontradas na realidade escolar
Introdução
O professor-educador respeita as diferenças individuais, prepara as aulas, demonstra claramente que gosta de sua profissão, deixa os alunos em situação descontraída. É conselheiro, é amigo, é humilde, entende quando precisa mudar as estratégias. A postura do professor, muitas vezes afetada pelo sistema e contaminada por tendências políticas, tem sido distorcida. Embora a certeza de que os fins da educação visem à auto-realização, praticamente tem sido o inverso: tanto o professor como o aluno são manipulados por leis sociais. Vive-se sob o impacto da explosão de informações e corre-se o risco de esvaziar-se a proposta da escola, todavia, o educador não está preocupado em digerir a massa compacta de tudo o que vê e ouve. Ele orienta os indivíduos na seletividade de notícias para a compreensão da realidade.
O educador acompanha o caminho percorrido pela humanidade e, sem a pretensão de fazer milagres, vai ajudando a esclarecer a dúvida. É humilde para entender a limitação, jamais afirma que algo é imutável, entende a