A REALIDADE ESCOLAR E SEUS DESAFIOS PARA A PROFISSÃO DOCENTE.
Tiago de Souza Moraes INTRODUÇÃO
No contexto educacional brasileiro percebe-se que o cenário educativo atual enfrenta sérios problemas de caráter politico, econômico e social, por isso tem se tornado alvo de críticas, estudos, inovações, busca de culpados pelas falhas apresentadas pelo sistema. Nesse contexto, os pais ausentam-se da sua responsabilidade deixando a educação dos filhos somente nas mãos das escolas, as escolas por sua vez não se sentem capazes de assumir integralmente a tarefa, os professores se sentem desvalorizados, sem apoio da família e sociedade e os gestores buscam metas meramente estatísticas e assim por diante.
Hoje com o avanço tecnológico a humanidade vive um momento histórico marcado por grandes transformações, na produção econômica dos bens naturais; nas relações políticas da vida social; e na construção cultural. Esta nova condição exige um redimensionamento de todas as práticas mediadoras de sua realidade histórica, quais sejam, o trabalho, a sociabilidade e a cultura. Diante disso, espera-se, da educação, como mediação dessas práticas, que se torne investimento sistemático para enfrentar o grande desafio do 3º milênio, de modo a contribuir na construção da cidadania, tornando-se fundamentalmente educação do homem social.
Em tempos de contemporaneidade que vivemos, tem surgido grandes mudanças no setor educacional que demanda revisão de paradigmas, contribuindo a uma Educação progressista que vislumbre, o enfrentamento de desafios à prática docente; tendo em vista o surgimento de novas concepções e valores. Sendo assim, atualmente, a sociedade por isso sempre faz-se necessário compreender e analisar as práticas pedagógicas frente aos desafios em apreço, a partir de novos paradigmas no campo educacional, ressaltando o papel mediador do educador.
De acordo com Durkheim (1952), a educação não é um elemento para a mudança