a psicopedagogia
Psicopedagogia Institucional
Na psicopedagogia institucional, o psicopedagogo atua de forma preventiva ou profilática, isto é, antes que os sintomas das dificuldades no processo de ensino-aprendizagem sejam considerados agravantes. Esse tratamento geralmente é feito com um grupo de alunos.
Ressalta-se que a mesma se divide em três formas de atuação: a escolar, a empresarial e a hospitalar.
A Psicopedagogia Institucional Escolar, como o próprio nome diz, tem o seu enfoque voltado à escola. Significa dizer que busca ferramentas teórico-práticas conforme o surgimento das necessidades humanas, bem como as transformações – de ordem social, política, econômica, social e história – dos aprendentes, no intuito de garantir o sucesso escolar, e também diminuir ou sanar as dificuldades de aprendizagem dos mesmos por meio de uma intervenção criteriosa.
“O atendimento psicopedagógico institucional escolar ocorre normalmente na escola, em grupos, não necessariamente grupos compostos por alunos da mesma série ou da mesma idade, já que o objetivo desta atuação é o desenvolvimento das habilidades e competências, não o de conteúdos. Aprender conteúdos deve ser uma consequência da intervenção psicopedagógica. E não um objetivo direto deste trabalho.”
Além disso, o psicopedagogo possui o compromisso de trabalhar em conjunto com os demais profissionais da área da educação para a elaboração de estratégias que possam prevenir o fracasso escolar, e dialogar com os pais a fim de que estes tenham uma participação efetiva na vida escolar dos filhos.
A atuação do psicopedagogo na empresa consiste em aprimorar o desempenho dos funcionários,