PLANEJAMENTO E GESTÃO COOPERATIVAS
I-PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NAS COOPERATIVAS
1-Planejamento Estratégico
É a metodologia administrativa que permite estabelecer a direção otimizada a ser seguida pela cooperativa, visando ao maior grau de interação com os fatores externos, que não são controlados pela cooperativa
É, justamente, essa interação entre fatores controláveis – internos- e os fatores não controláveis – externos – pela cooperativa que consolida o contexto estratégico desse tipo de planejamento.
O planejamento estratégico deve considerar toda a cooperativa e não apenas uma ou algumas de suas partes. Nesse contexto, pode ser considerado, no mínimo, inadequado falar em planejamento estratégico de marketing, planejamento estratégico de recursos humanos, planejamento estratégico de produção, etc. Esses tipos de planejamentos são táticos, pois consideram uma parte bem delineada da cooperativa. É evidente que esses planejamentos tratam de questões estratégicas, mas não abordam toda a cooperativa e, portanto, devem ser denominados de planejamento tático de marketing, planejamento tático de recursos humanos, planejamento tático de produção, etc.
Planejamento tático é a metodologia administrativa que tem por finalidade otimizar determinada área de resultado da cooperativa, proporcionando sustentação para a cooperativa direcionar-se a uma situação futura desejada, estabelecida no plano estratégico. Cada um dos planejamentos táticos, por sua vez, subdivide-se em tantos planejamentos operacionais quanto necessários para o adequado processo administrativo da cooperativa. Por exemplo, o planejamento tático de marketing pode subdividir-se em planejamento operacional de produtos, planejamento operacional de promoção, planejamento operacional de distribuição. O planejamento tático de finanças pode dividir-se em planejamento operacional de investimentos, planejamento operacional orçamentário.
Planejamento operacional é