Risco biologico
INSTRUMENTAÇÃO CIRÚRGICA
VIVIAN GABRIELLE PEREIRA
RISCOS BIOLOGICOS
CURITIBA
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 RISCOS BIOLÓGICOS
Os riscos biológicos ocorrem por meio de microorganismos que, em contato com o homem, podem provocar inúmeras doenças. Muitas atividades profissionais favorecem o contato com tais riscos.
São considerados riscos biológicos: bactérias, vírus, protozoários, fungos, bacilos e parasitas.
2.1 BACTÉRIAS
São pequenos seres unicelulares e aclorofilados, são microscópicos, o que significa que não são visíveis a olho nu. A sua reprodução se baseia na divisão binária. A bactéria é composta de células esféricas ou também podem ter células em forma de bastão, os bastonetes.A célula bacteriana, por ser procariótica, não possui organelos membranares nem DNA organizado em verdadeiros cromossomas, como os das célulaseucariotas. A proteção da célula consiste numa camada que é caracterizada pela extrema resistência. Abaixo estão a membrana plasmática que contem o DNA e RNA, as proteínas e pequenas moléculas.O grande problema é que as bactérias são muito pequenas e conseguem se multiplicar com muita facilidade, através da fissão binária.
O tétano, a pneumonia, a sífilis, a cólera e a tuberculose são apenas alguns exemplos das bactérias na saúde, como agentes infecciosos.
O modo de infecção inclui o contato direto com material infectado, pelo ar, comida, água e por insetos. A maior parte das infecções pode ser tratada com antibióticos e as medidas anti-sépticas podendo evitar muitas infecções bacterianas, como por exemplo, fervendo a água antes de tomar, lavar alimentos frescos ou passar álcool numa ferida. A esterilização dos instrumentos cirúrgicos ou dentários é feita para os livrar de qualquer agente patogénico.
2.2 VÍRUS
São pequenos agentes infecciosos que apresentam genoma constituído de uma ou várias moléculas de