Riscos biológicos
DE
HIGIENE I
COMPONENTES: Marcela Nunes Karin Valentim Rebeca Senara Fernanda Silva Thaís Serjo .
RISCOS
BIOLÓGICOS
INTRODUÇÃO
O reconhecimento dos riscos biológicos é uma etapa fundamental do processo que servirá de base para decisões quanto às ações de prevenção, eliminação ou controle desses riscos. Reconhecer o risco significa identificar, no ambiente de trabalho, fatores ou situações com potencial de dano à saúde do trabalhador ou, em outras palavras, se existe a possibilidade deste dano.
Para se obter o conhecimento dos riscos potenciais que ocorrem nas diferentes situações de trabalho é necessária a observação criteriosa e in loco das condições de exposição dos trabalhadores.
Por isso iremos abordar neste trabalho as profissões expostas, locais de riscos, os tipos e suas classificações.
RISCOS BIOLÓGICOS
São decorrentes da exposição a agentes biológicos que podem causar infecções.
De acordo com a NR 32.2.1.1 São considerados agentes biológicos os microrganismos geneticamente modificados ou não( bactérias, fungos,protozoários e vírus) ; as culturas de célula;os parazitas( vermes, piolhos e pulgas); as toxinas( causador do tétano); e os príons.
A forma de veiculação desses agentes, são através de aerossóis, poeiras, água, culturas, amostras biológicas (sangue, urina, escarros,..).
CLASSIFICAÇÃO DOS RISCOS BIOLÓGICOS
A classificação dos agentes biológicos, que distribui os agentes em classes de risco de 1 a 4, considera o risco que representam para a saúde do trabalhador, sua capacidade de propagação para a coletividade e a existência ou não de profilaxia e tratamento. Em função desses e outros fatores específicos, as classificações existentes nos vários países apresentam algumas variações, embora coincidam em