riscos biologicos
MEDICINA
BARBARA ARRUDA
BRUNNA ARRAES
CHELSEA MAGALHÃES
DANIEL RECHMANN
LUÍSA VIEGAS
LUMMA LOBO
MARIANA MARTINS
RISCOS BIOLÓGICOS
São Luís
2013
BARBARA ARRUDA
BRUNNA ARRAES
CHELSEA MAGALHÃES
DANIEL RECHMANN
LUÍSA VIEGAS
LUMMA LOBO
MARIANA MARTINS
RISCOS BIOLÓGICOS
Atividade apresentada a disciplina Biossegurança da Universidade Ceuma, como requisito para obtenção parcial de nota.
Prof: Cianna Rodrigues.
São Luís
2013
1 INTRODUÇÃO
Na década de 70 iniciou-se a preocupação com a saúde do trabalhador hospitalar no Brasil. GOMES (1974), estudando a saúde ocupacional em hospital, citou que em 1971 ocorreram 4.468 acidentes do trabalho em estabelecimentos hospitalares brasileiros. FRANCO (1981) estudou 26 grupos ocupacionais de trabalhadores hospitalares no ano de 1977 captando queixas e doenças relacionadas com o processo de trabalho, tais como: doenças infecto-contagiosas (tais como: tuberculose, brucelose, malária, febre amarela), lombalgias, doenças alérgicas, fadigas e acidentes do trabalho.
Alguns tipos de riscos biológicos são vírus, bactérias, parasitas, protozoários, fungo, bacilos e produtos derivados do metabolismo microbiano. Muitas atividades profissionais tornam cotidiano tal contato. São exemplos: indústrias de alimentação, hospitais, limpeza pública (coleta de lixo), laboratórios. Para que essas doenças possam ser consideradas doenças profissionais, é necessário que haja exposição continua no ambiente de trabalho a estes microrganismos. São necessárias medidas preventivas para que as condições de higiene e segurança nos diversos setores de trabalho sejam adequadas.
O risco do trabalhador de desenvolver infecções, após exposição a material biológico depende do tipo de acidente e de outros fatores. Portanto, estes acidentes são considerados casos de emergência, devido à necessidade da quimioprofilaxia para a prevenção do