SEDIÇAO DE JUAZEIRO
GRADUAÇAO EM SERVIÇO SOCIAL
SEDIÇÃO DE JUAZEIRO DO NORTE
JUAZEIRO DO NORTE-CE
2013
ANTONIA NAYARA MELO
HELOYSA LOPES SILVA
JUCIARA BENICIO
MARIA DE FÁTIMA LEITE
SUSANE PEREIRA ROLIM
TATIANE DE OLIVEIRA
THAUANY DOS SANTOS COSTA
ZÁKIA FARIAS
SEDIÇAO DE JUAZEIRO DO NORTE
Trabalho apresentado ao curso de Serviço Social, da Faculdade Leão Sampaio, como pré-requisito para aprovação da disciplina de Classes e Movimentos Sociais I, ministrada pela docente Ms. Carliana Carvalho Fonteles.
JUAZEIRO DO NORTE-CE
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Segundo Silveira (2000) movimento social “é toda ação conjunta de homens, a partir de uma determinada visão de mundo, objetivando a mudança ou a conservação das relações sociais numa sociedade”.
Assim sendo acontecem várias manifestações que são tidas como movimentos, sem se recorrer às particularidades que constituem a ser um verdadeiro movimento.
Analisa-se assim o movimento de Sedição de Juazeiro do Norte afim de um melhor entendimento sobre o tema.
2. OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Analisar os aspectos sociais, culturais e históricos da Sedição de Juazeiro do Norte, avaliando suas particularidades e relevância para a sociedade.
2.2 OBJETIVO ESPECÍFICO
- Analisar os aspectos constitutivos do movimento social.
Projeto
Ideologia
Organização
3. CONTEXTUALIZAÇÃO
3.1 PARTICULARIDADES HISTÓRICOS SOCIAIS
No período de 1889 a 1930, corresponde aos primeiros passos do regime Republicano no Brasil, este momento ficou conhecido por vários nomes como, Primeira Republica, Republica Velha, Republica do Café-com-leite ou Republica Oligárquica. Porem as oligarquias foi o melhor termo usado nas interpretações usadas na relação políticas da sociedade brasileira que presenciou o período do Coronelismo. O coronelismo aconteceu ainda no Império (1822- 1889) quando os grandes fazendeiros ocuparam postos na chamada Guarda