Comunicação
Já aconteceu de você falar algo e a outra pessoa não entender o que você disse? Ou, você tem a certeza que não recebeu a mesma informação que seu gestor insiste em dizer que comunicou? Ou, então, ao término de uma conversa você tem a sensação de que não compreendeu nada daquilo que a outra pessoa falou?
Com certeza todos nós já passamos por uma situação semelhante. Isso é consequência de uma má comunicação interpessoal. Muitos não se dão conta de que uma comunicação falha ou ineficiente pode trazer grandes prejuízos no desenvolvimento da carreira e das nossas atividades de trabalho. Por isso, a comunicação eficaz é uma das habilidades que diferenciam os profissionais de sucesso e que trazem segurança na execução dos processos.
A comunicação, na definição do dicionário Aurélio, consiste na "capacidade de trocar e discutir ideias, de dialogar, de conversar, com vistas ao bom entendimento entre as pessoas" . O ato de comunicar, portanto, sempre envolve a interação de no mínimo duas pessoas e não se resume somente em transmitir algumas palavras, ideias ou ordens.
Portanto, em uma época de constantes mudanças e competição cada vez mais acirrada, o profissional que deseja crescer e alcançar novos patamares não se pode contentar somente com conhecimento técnicos adquiridos na sua formação. É imprescindível estar sempre investindo em atualização e ampliação de seu repertório, principalmente outras habilidades e competências extracurriculares, dentre as quais se destaca a habilidades da comunicação eficaz.
1) Crie um ambiente favorável para o diálogo
Para isto fale menos e ouça mais. Muitas pessoas, por desejarem impor suas ideias ou para se defenderem, não dão a outra pessoa a oportunidade de falar. Para que a comunicação seja eficaz é preciso que os envolvidos no diálogo estejam sempre dando e recebendo informações. Por isso, é preciso atentar aos interesses e necessidades da outra pessoa, deixando-as mais à vontade e abertas para