Suinocultura em patos de minas
RESUMO
Os novos tempos, com a globalização da economia mundial e as novas exigências dos consumidores, obrigaram as empresas a repensarem o modelo de gestão e a formarem parcerias na busca da competitividade. O novo modelo de gestão exige a interação e integração entre os diversos elos da cadeia agroindustrial, como uma solução para o fortalecimento dos setores. Dentro do setor do agronegócio surge o sistema cooperativo como uma solução para os pequenos e médios produtores. O novo sistema, a partir da autogestão, faz com que as cooperativas adotem estratégia de gestão capaz de torná-las eficientes e eficazes, na busca pela competitividade a fim de assegurar a sua sobrevivência e crescimento. Neste artigo evidenciam-se os principais instrumentos de gestão em que os administradores devem se apoiar quando da tomada de decisão.
PALAVRAS-CHAVES: Agronegócio. Gestão. Parcerias. Integração. Competitividade.
INTRODUÇÃO
1.1 Conceitos de Agribusiness
O termo AGRONEGÓCIO é a tradução do termo AGRIBUSINESS e se refere ao conjunto de atividades vinculadas com a agropecuária.
AGRIBUSINESS OU AGRONEGÓCIO é, de acordo com Goolderg & Davis, já em 1957, (BATALHA 2001), “a soma das operações da produção e distribuição de suprimentos agrícolas, das operações de produção nas unidades agrícolas, do armazenamento, processamento e distribuição dos produtos agrícolas e itens produzidos a partir deles”.
Nesse sentido, Bacha (2004) denomina de agribusiness ou complexo agroindustrial (CAI) ou sistema agroindustrial (termos normalmente usados como sinônimos) “o conjunto de atividades realizadas pela agropecuária e pelos setores a ela veiculados”.
Portanto, o complexo agroindustrial é o conjunto formado pela sucessão de atividades veiculadas à produção e à transformação de produtos agropecuários.
As concepções retrocitadas estão de acordo com a combinação de agregados de Goldberg e Davis: Agribusiness Triaggnegate – Farm