Sustentabilidade no dia a dia
Autor colaborador: Ana Flávia de Oliveira Milazzo
Fonte da Imagem: http://www.atitudessustentaveis.com.br
Bem, muito anda se falando sobre sustentabilidade, mundo sustentável, meio ambiente sustentável. Mas o que vem a ser isso? O que realmente significa e como pode ser aplicada no cotidiano das pessoas?
Primeiro devemos esclarecer que sustentabilidade originalmente é a habilidade, capacidade de sustentar ou suportar, uma ou mais condições, exibida por alguém1 e, hoje em dia, esse conceito se tornou um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras2.
Com esse conceito na cabeça devemos começar a pensar em como trazer práticas sustentáveis para dentro de nossas casas, pois penso que todo tipo de mudança de paradigma, hábitos ou pensamentos devem se iniciar o mais próximo de nós, nossa família e comunidade.
Então, inicie em sua casa hábitos simples como apagar as luzes que não estão sendo utilizadas, assim você economiza energia, que é de todos, e ainda dá um alívio ao seu bolso. Separe seu lixo em orgânico e seco e procure ver se onde você mora há coleta seletiva de lixo, se existe em seu condomínio ou local próximo recipientes próprios para o descarte de óleo de cozinha. Nunca descarte o óleo vegetal na pia, pois ele vai direto para o esgoto e leva muito tempo para ser degradado, formando uma camada densa que dificulta a troca gasosa3.
Outras práticas simples para colocar em prática a sustentabilidade e sua consciência conservacionista é trocar os eletrodomésticos antigos por outros mais modernos. Calma! Não estou estimulando o consumo exagerado. Mas já se sabe que antigamente não havia uma preocupação com o gasto de energia, se uma geladeira gastava muita ou pouca energia para funcionar. Hoje já se tem essa preocupação e cada vez mais a tecnologia vem trabalhando no desenvolvimento de