Sustentabilidade e suas aplicações no dia-a-dia
A sustentabilidade não deve ser considerada como um objetivo a ser alcançado, mas sim um processo em longo prazo a ser seguido.
De acordo com a publicação “Our cammon future” de 1987, que define desenvolvimento sustentável como sendo “responder as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem a suas necessidades”, onde devem coexistir em equilíbrio três aspectos fundamentais que apresentam variáveis independentes entre si: o aspecto ambiental, o econômico e o social.
Dentro deste contexto, empresas estão adotando cada vez mais políticas que visam atender a esses aspectos, tendo como objetivo o lucro, mas de forma sustentável.
Empresas de grande porte como a Faber-Castell, Unilever, Petrobras, entre outras são empresas preocupados com o meio ambiente com iniciativas sustentáveis que além de não atrapalhá-las economicamente ainda lhe rendem títulos e certificações como a ISO, por exemplo. As empresas investem em pesquisas visando tecnologias que as permitem a utilização de materiais biodegradáveis, técnicas aprimoradas de reciclagem e reflorestamento, conseguindo dessa forma uma diminuição considerável nos impactos causados pela industrialização.
Num âmbito social algumas indústrias criam ou adotam iniciativas visando o bem estar de seus funcionários, bem como suas respectivas famílias.
Empresas de pequeno e médio porte já estão tomando pequenas iniciativas nas quais já criam impactos positivos, como coleta seletiva separando materiais descartados e em alguns casos em parceria com outras empresas transformam o material descartado em matéria prima para fabricação de outros produtos.
Embora estejam sendo tomadas esse tipo de iniciativa ainda há muito o que se fazer para que possamos viver em um mundo totalmente