Viabilidade do biodigestor
CIDADE DE BALSAS-MA: UM ESTUDO DE CASO fstfonseca@yahoo.com.br Apresentação Oral-Agropecuária, Meio-Ambiente, e Desenvolvimento Sustentável
FERNANDO SERGIO DE TOLEDO FONSECA1; ANA RÉGIA ALVES DE ARAÚJO2; TIAGO LUIZ
HENDGES3.
1,2.UEMA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO, BALSAS - MA - BRASIL; 3.UEMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÁO, BALSAS - MA - BRASIL.
Análise de Viabilidade Econômica de Biodigestores na Atividade Suinícola na Cidade de Balsas-MA: um estudo de caso
Grupo de Pesquisa: Agropecuária, Meioambiente e Desenvolvimento Sustentável
Resumo
O presente artigo, apresenta a viabilidade econômica da implantação de biodigestores na atividade suinícola, a partir de um estudo de caso.
Inicialmente, é apresentado o papel fundamental da suinocultura para a balança comercial brasileira e seus avanços no mercado de carnes.
Em contrapartida, diante dos problemas ambientais, aponta a importância do tratamento dos dejetos remanescentes da produção de suínos no âmbito do desenvolvimento sustentável, considerando a tecnologia dos biodigestores, empregada para retardar a degradação do meio ambiente e a produção de energia limpa. Nesse contexto, buscou-se analisar sob a ótica dos aspectos ambientais e econômicos, a viabilidade de biodigestores na suinocultura, baseados nos custos iniciais de implantação. Utilizou-se como parâmetros para o estudo de viabilidade, dados da Granja Santa Cecília, localizada no município de
Balsas-MA, em que se constatou a viabilidade do sistema de
Porto Alegre, 26 a 30 de julho de 2009,
Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural
biodigestação, através da competitividade e sustentabilidade do manejo da produção.
Palavras Chaves: Biodigestores, Suinocultura, Dejetos de Suínos,
Biogás
Abstract
The present article, presents the economic viability of the implantation of biodigestors in the swine activity,