A psicologia da educação no Brasil
Departamento de Psicologia
Curso de Psicologia
Rebeca Pinheiro
Trabalho de pesquisa:
A psicologia da educação no Brasil
Professora: Fátima Casa Nova
Disciplina: Psicologia escolar
Olinda 2013
A história da psicologia tem por trás inúmeros homens que fizeram indagações, descobertas, reinventaram técnicas e desenvolveram ideias. Tantos homens quanto mulheres contribuíram para o que hoje chamamos de psicologia entrelaçados a fatos históricos, diferentes sociedades, novos saberes e tecnologias que avançam cada vez mais. A psicologia teve seus vários momentos de ascensão desde os gregos, na idade média, no renascimento e na época da crescente industrialização. O capitalismo fez surgir novas técnicas e ideias colocando em primeiro lugar o trabalho, impulsionou novas teorias para atender essa gama de pessoas que tinham dificuldades em saber qual seu lugar certo na sociedade e nos cargos das indústrias.
Com a criação do primeiro laboratório experimental na Alemanha por Wundt a psicologia passa a ser considera uma ciência. Claro que outros fatos também vieram a contribuir para a ideia da psicologia ter um rigor científico. As primeiras abordagens psicológicas foram o funcionalismo, o estruturalismo e o associacionismo que fizeram posteriormente surgir outras teorias que existem atualmente. Já no século 20 as principais teorias são o behaviorismo, a gestalt e a psicanálise. Inclusive muitos métodos inseridos nas escolas tem o caráter behaviorista até os dias atuais, vingados pelas pessoas conservadoras que acreditam em um método mais tradicional e objetivo.
Em relação ao Brasil, sofreu grandes mudanças que até então no século XIX, deixou de ser colônia para se tornar império, gerando grandes mudanças em relação autonomia do país e outras mudanças consecutivas na cultura brasileira. Com o quadro de transformações em diversos aspectos da sociedade, teve se a preocupação com a educação e