A POBREZA E A MISERIA NO BRASIL1
NO BRASIL
Escola: O A P E C
Trabalho de Ciências
5º ano
24/11/2014
INTRODUÇÃO: A Miséria e a Fome
A miséria e a fome são inseparáveis. Vivem na miséria as pessoas que não têm o que comer e passam a vida se alimentando pouco e mal. Os filhos dessas pessoas, que já nasceram fracos, crescem com problemas por causa de doenças da fome, como por exemplo, a desnutrição e outras doenças, porque o corpo fica vulnerável.
A miséria invade o coração de pessoas inocentes que não fizeram nada, simplesmente são assim porque seus pais foram assim, e sofrem com o abandono.
Hoje se fala de muitas crises: econômica, energética, social, educacional, moral, ecológica, espiritual etc, mas todas elas se encontram numa crise fundamental: a crise do tipo de sociedade em que vivemos, que produz sempre pobreza e miséria de um lado e riqueza e acumulação do outro.
A POBREZA NO BRASIL
As causas do problema no Brasil são: o histórico de colonização, o desenvolvimento tardio e a dependência econômica, além de problemas internos antigos e recentes.
Atualmente, o Brasil possui grande número de pessoas em condições de extrema pobreza; em 2013, eram 10,4 milhões de pessoas com renda familiar mensal abaixo de R$ 70,00 por pessoa. Esse valor corresponde ao preço de uma cesta de alimentos que contenha o mínimo de calorias necessárias para suprir uma pessoa.
A pobreza não acontece somente em uma determinada região do Brasil, praticamente todas as cidades contam com pessoas abaixo da linha da pobreza, embora a região Nordeste concentre mais da metade das pessoas pobres, e a região Centro-Oeste é a que possui menos pessoas pobres: 4%.
Observa-se um aumento de 3,6% do número de pessoas em situação de miséria em relação ao ano anterior (2012); foi a primeira vez desde 2003 que o número de pessoas abaixo da linha de pobreza extrema voltou a subir no Brasil.
Por outro lado, o número de pessoas pobres continua caindo no Brasil; em