a pessoa que quis um real
O Seis Sigma pode ser definido como uma estratégia adotada pelas organizações com objetivo de implantar melhorias contínuas e aumentar a produtividade de seus produtos e serviços, aumentando assim a lucratividade da empresa, participação de mercado e reduzindo custos. Diferente de outras formas de gerenciamento de processos produtivos ou administrativos o Seis Sigma tem como prioridade a obtenção de resultados de forma planejada e clara, tanto de qualidade como principalmente financeiros. Além disso, o processo de Seis Sigma apresenta como característica a ênfase no controle da qualidade; Análise e solução de problemas; Uso sistemático de ferramentas estatísticas; Utilização do DMAMC (definir, medir, analisar, melhorar, controlar) e do PDCA (planejar, executar, verificar, agir).
O método DMAMC ou DMAIC – Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar – atua sobre um processo ou produto já existente, exerce mudança na empresa, foca problemas reais relacionados com o seu desempenho atual, utiliza diversas ferramentas e técnicas, assim como, métodos estatísticos, garantindo o aprimoramento em longo prazo, disseminando a melhoria em toda a organização.
Neste aspecto muitas empresas têm tido sucesso em sua aplicação e obtenção de resultados, e tantas outras têm falhado pela não aplicação do Seis Sigma. A aplicação é feita por meio de dados, suportes estatísticos e ferramentas de gestão que são implantadas por equipes treinadas a selecionar, conduzir e avaliar os resultados obtidos com o programa
Por fim, pode-se observar que o sistema seis sigma pode ser um caminho para empresas que precisam mudar suas operações e/ou seus processos de desenvolvimento de produtos e serviços.
Balanced Scorecard (BSC)
A ferramenta de gestão BSC pode ser utilizada em qualquer organização, desde publicas, privadas e até mesmo ONGs, pois permite uma visão balanceada e integrada da organização. É basicamente uma metodologia focada no futuro, é um mecanismo