1) O leitor tem direito de interpretar o texto como quer?
Disciplina: Leitura e Produção de Textos
Professor: Raimundo Teles
SISTEMATIZAÇÃO
Unidade 1
ORIENTAÇÕES GERAIS * Antes de dar início à sistematização, sugerimos que faça uma reflexão sobre o seu processo de aprendizagem no decorrer desta unidade. * Procure resgatar e assinalar quais conhecimentos foram ampliados: teorias, conceitos, classificações, aplicações, autores. Mencione as informações novas e em que contribuíram para aumentar sua bagagem intelectual. * Você poderá utilizar citações curtas do conteúdo estudado nesta unidade, extraindo-as do próprio texto de conteúdo, das leituras complementares e/ou dos sites externos. Entretanto, tais citações devem vir entre aspas e com indicação do autor e da página de onde foram retiradas. Trechos que não são de nossa autoria devem vir entre aspas.
ATIVIDADE: PRODUÇÃO DE TEXTO
Leia o texto:
EDUCAÇÃO BASEADA EM PALPITES
Cláudio de Moura Castro
"Ou seja, nossos alunos estão aprendendo a ler com alguns professores que não são capazes, eles próprios, de decifrar com rigor um texto”.
Imaginemos que tenho uma teoria sobre nutrição e que esta desemboca na minha dieta para emagrecer. Se, pisando na balança, descubro que meu peso aumentou, posso até continuar insistindo na excelência da minha teoria e afirmando que a balança não interessa. Mas, na lógica da ciência, minha teoria está errada – salvo enguiço da balança.
Em um ensaio anterior, defendi a ideia de que as decisões em educação deveriam ser respaldadas pela evidência científica que possa existir na área. As palavras encantadas dos gurus e as impressões pessoais devem ser confrontadas com o mundo real. É como no exemplo acima, em que as minhas teorias nutricionais são checadas pela balança. Precisamos de teorias e interpretações, mas, se não têm correspondência com a observação da realidade, elas não sobrevivem.
Recebi muitos e-mails louvando a ideia de que era saudável olhar a evidência.