Trabalho
Há 4 bilhões de anos, provavelmente uma grande quantidade de agua dos oceanos , cobria a superfície da terra. Essa massa liquida era chamada de caldo primordial que por sua vez era muito rica em matéria inorgânica, e que continham soluções com os gases que formavam a atmosfera daquela época.
Com frequentes descargas elétricas oriundas das tempestades que eram comuns naquela época, sob ação do calor e da radiação ultravioleta, vindo do sol, ouve a disolvição das moléculas no caldo primordial, e assim ouve a combinação química que constituíram os primeiros compostos de carbono. Uma síntese denominada de prebiótica, pois não teve a participação dos seres vivos.
O acumulo gradual dos compostos foi favorecido por três circunstancia:
Uma variedade grande de nichos em uma enorme extensão de terra, onde acredita-se que ouve a formação de moléculas que foram mantidas próximas uma das outras, e certamente diferentes das existentes em outros locais.
Uma longa data, cerca de dois bilhões de anos, período em que ocorreu a síntese prebiotica no caldo primordial.
A ausência de oxigénio na atmosfera foi importante por que assim as moléculas neoformadas não foram logo destruídas por oxidação.
Provavelmente no caldo primordial, tenham surgidos os primeiros polímeros de aminoácidos e de nucleotídeos, assim formandos as primeiras moléculas de proteínas e de ácidos nucleicos. Somente ácidos nucleicos tem a capacidade de autoduplicação, e a demonstração com experimentos de que moléculas de RNA simples são capazes de evoluir para moléculas mais complexas sem o auxilio de proteínas enzimáticas, faz supor que a evolução começou com moléculas RNA. Aparecidas as primeiras moléculas de RNA com atividade enzimática se multiplicar e se evoluir, estava iniciando o caminho para as primeiras células. Porém era necessário que o sistema autocatalítico ficasse isolado, para que as moléculas não se dispersa-se no liquido prebiotico .
Provavelmente formaram-se