Familia e sociedade e tic
A família do século vinte foi marcada pela parte masculina, nesta fase a família dependia daquela figura ,mas na metade do século vinte a mulher foi tomando o sua independência com isso foi modificando o papel do marido, pai e filhos tornando diferente o cotidiano da familiar.
Hoje muito se houve (não existe família como antes),mas se olharmos pra trás vemos que as a pessoas acabaram criando um vinculo e muitas vezes vínculos familiar,o termo família esta li gado em cada pessoa ,no cotidiano do dia a dia e nos laços amorosos .A família tem varias fases,cada indivíduo tem sua forma de pensar e agir,mas na particularidade a família age ligada no contexto cultural a que pertence.
A instituição familiar passa por várias modificações decorrentes do aspecto cultural e assim as pessoas acabam tendo que se adaptar a todas as mudanças, como demografia, relações estado- família, lugar e papeis familiares.
Seja ela como for a família ampliada, nuclear, elementar ou complexa ela sempre seguira sendo uma forma de família tentando preserva as funções matrimonial ,sexual e educacional de seus filhos,assim se tornando vincular,social e protetora ..
ALGUNS ASPECTOS EVOLUTIVOS DA FAMÍLIA
Na evolução da família hierárquica tinha-se o intuito da igualdade, a família hierárquica o homem detinha o poder sobre a casa, mulher estava sempre nas asas e na obediência do que se dizia o dono da casa,a partir de 1943 a mulher revolucionou,foi trabalhar fora podendo cuidar e sustentar filhos, na época a sexualidade era diferente o homem queria se satisfazer e a mulher satisfazer a vontade do homem mantendo se fiel a ele. No século vinte a mulher não tinha sua independência era analfabeta e não trabalhava. Já em 1934 teve o direito de votar.
Na família hierárquica era distante o convívio de pais e filhos, não se via gestos de carinho e atenção.Apartir da década de sessenta a família hierárquica foi mudando, Pais