Meios de Comunicação de Massa -Propaganda Psicologia e Publicidade
Silvana Farinha
Meios de Comunicação de Massa- Propaganda, psicologia e publicidade
Bruna Andressa Pizatto - 081032062
Joana Feltes Silva - 092032005
Londrina, 04 de novembro de 2009.
Campanha Barbie 50 anos
Propaganda 1: Por ser uma seqüência de três anúncios a campanha mantém o mesmo humor satírico, fazendo referencias de um mundo real inspirado no seu mundo de fantasias ,as três campanhas são apresentadas de forma glamorosa com classe e requinte , ou seja; com a personalidade e o estilo que a boneca prega. A subjetividade nesse caso se refere as celebridades em geral e as suas rápidas mudanças como trocar de namorado para conseguir mídia. Em contrapartida a boneca consegue o mesmo feito através de sua popularidade só que com a vantagem ;de que, a cada 2 minutos ela consegue cumprir com a sua meta sem ter que apelar por atenção.
Os anúncios dessa campanha em geral apelam para comparações com outras celebridades. O comercial apresenta a sua eficiência justamente pelo seu traço mais marcante que são as comparações e as indiretas com o mundo dos famosos. Outro objetivo claro na campanha é o de enaltecer a boneca, que hoje pode ser considerado mais de que um simples brinquedo de criança podendo ser classificada como um suvenir ou artefato de luxo muito influente no padrão de beleza e que é seguido pelas celebridades.
Propaganda 2: Os anúncios foram divulgados pela internet em comemoração aos 50 anos da boneca mais vendida do mundo, o veículo de comunicação escolhido é o que mais tem abrangência e eficácia na disseminação da campanha, simplesmente por que; não esta preso á uma folha de papel, que provavelmente seria vista por um número bem menor de pessoas do que na internet que não tem limites nem fronteiras na comunicação. A subjetividade é um traço marcante na campanha, que diz: “Em