A comunicação de Massa e Psicologia
DISCIPLINA PSICOLOGIA SOCIAL II
MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA E PSICOLOGIA: A INFLUÊNCIA DESTES NA SUBJETIVIDADE HUMANA
Manaus
2011
MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA E PSICOLOGIA: A INFLUÊNCIA DESTES NA SUBJETIVIDADE HUMANA
A comunicação de massa ganhou importância muito significativa nos últimos tempos. É considerado como o “quarto poder” devido a sua capacidade de atingir a subjetividade das pessoas por meio da publicidade e propaganda. A psicologia ganha importância juntos aos meios de comunicação de massa e os psicólogos começaram a ser requisitado pelas empresas de publicidade devido o seu conhecimento sobre a subjetividade humana. Os profissionais publicitários em sua formação possuem a disciplina Psicologia do Consumidor onde aprendem de certa forma a dirigirem a opinião das pessoas. A mídia tem sido responsável pelo fluxo de informações em nossa sociedade, podendo influenciar sobremaneira a formação da opinião pública, seja favorável ou desfavorável, em relação às pessoas, grupos e organizações. Desta forma, nossas opiniões podem ser direcionadas se não estivermos atentos.
Os publicitários aprendem técnicas de apresentação de seus produtos que condizem com os desejos dos sujeitos. As propagandas são geralmente relacionadas a sexo, poder, riqueza e aventura, aspectos de gozo que não estão na maioria das vezes inseridos na realidade dos sujeitos, fazendo com que estes sejam laçados no deleite da fantasia e concretizem o gozo no produto anunciado.
Essas profissionais se utilizam de técnicas persuasivas, sendo que, a persuasão é uma forma de atrair pessoas ao uso do produto com uma informação objetiva que convença os sujeitos propondo a veracidade do que é informado. No entanto, a persuasão ainda compreende uma esfera subjetiva, onde o receptor da mensagem é atraído mais pelo campo da subjetividade do que pelo campo da objetividade.
Pode ser dado como exemplo propagandas de carro, no qual, estas