Pensamento c
Principais Marcos:
Foi na Antiguidade Clássica, mais concretamente em Pompeia, que foram descobertos vestígios de tabuletas a anunciar combates entre gladiadores. No entanto, nessa altura, vigorava a publicidade oral, feita através dos pregoeiros, que apenas elogiavam as virtudes ao produto (escravos, gado). E a actividade manteve-se assim à Idade Média.
Foi no século XV que surgiram os primeiros panfletos e cartazes. O primeiro cartaz foi impresso em 1482 e destinava-se a anunciar uma grande manifestação religiosa em Raims, Paris. Mais tarde em 1625, surgiu o primeiro anúncio publicitário destinado a um livro, o Mercurius Britannicus, o aparecimento da primeira secção de anúncios surge em 1631 e teve como finalidade única chamar a atenção do leitor.
Devido às várias opiniões dos anunciantes, passados cem anos, isto é, em 1729, Benjamim Franklin, considerado o “pai” da publicidade, começou a considerar a publicidade do ponto de vista do consumidor. Em 1745 aparece o primeiro jornal destinado apenas à publicação de anúncios.
Revolução Industrial:
A produção de subsistência de mercadorias e matérias-primas aumentou formando assim uma sociedade industrializada. Surgem os produtos e nasce o consumidor, aquele que vende a sua força de trabalho por dinheiro e usa esse dinheiro para comprar produtos.
Em 1929 dá-se a crise e afirma-se que desde que haja uma indústria tem de haver uma grande massa de consumidores, é preciso produzir no sentido de satisfazer as necessidades dos consumidores (Consumer Oriented).
Passa a existir produtos, concorrência e consumidor. Desta forma é necessário informar o consumidor, e essa informação dá-se através da publicidade, é preciso diferenciar-se da concorrência, e essa diferenciação faz-se através das marcas.
Características do sector:
É um sector económico de pequena dimensão (apesar de movimentar muito dinheiro), é geograficamente concentrado, e um sector onde predominam as empresas internacionais.
Actores da