Contexto empresarial
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CONTEXTO EMPRESARIAL
Luis Eduardo Magalhães
2013
CONTEXTO EMPRESARIAL
Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina. Politicas Públicas na Educação Básica, Fundamentos da Gestão Educacional, Metodologia da Pesquisa Cientifica, Curriculo Escolar e as Tecnologias em Educção.
Prof.
Luis Eduardo Magalhães
2013
INTRODUÇÃO
Hoje a contabilidade se trata de uma ciência que estuda e controla o patrimônio das empresas, mediante o registro, a demonstração e a interpretação dos gastos, com a finalidade de fornecer informações sobre sua composição e variações. A contabilidade é um instrumento que fornece diversas informações úteis para tomada de decisão, dentro e fora das empresas. Por meio da contabilidade é possível conhecer toda a estrutura econômica e financeira da empresa. Utilizando de registros a contabilidade acumula e resume dados relacionados com o patrimônio das empresas, tornando mais fácil sua interpretação.
O objeto de estudo da contabilidade é o patrimônio, que é composto pelos bens + direitos + obrigações de uma entidade econômico-administrativa.
Patrimônio = Bens + Direitos + Obrigações
CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRASTIVAS:
Fayol em 1910 usava a Teoria Clássica da Administração foi o primeiro a definir as funções básicas do Administrador:
• planejar,
• organizar,
• coordenar,
• comandar e
• controlar.
Com a contribuição da Abordagem Neoclássica da Administração em de 1950, o nome mais citado na época era o de Peter Drucker, os princípios foram retrabalhados e são conhecidos como Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.
Segundo Idalberto Chiavianato a direção é a função administrativa relacionada com a as funções interpessoais do administrador e de seus subordinados. A direção é o empenho do administrador