A motivação no filme “O Diabo veste Prada”
O clima organizacional na Runway era extremamente tenso e beirava ao caótico, pois sua chefe, com seu temperamento rígido, poderoso e ao mesmo tempo sedutor fazia com que seus funcionários se sentissem inseguros e parecessem fantoches, sem vida própria e pessoal. Estavam sempre estressados e em pânico à espera de novas ordens para serem cumpridas. Não mediam esforços para permanecerem no emprego, nem que isto lhes custasse rompimentos de relacionamentos, a perda da saúde, do direito de dormir, da autonomia sobre suas vidas.
A motivação da personagem central era conquistar a confiança de sua chefe. Além disso, era um desafio cumprir as tarefas quase impossíveis impostas por ela. A assistente passa a agir e antecipar e cada vez mais ganha a confiança e respeito da chefe exigente, surpreendendo-a sempre.Um exemplo no filme apresenta Miranda pedindo à sua assistente que consiga um manuscrito de um livro ainda não lançado do Harry Potter e oferece um prazo mínimo para que Andrea obtenha as cópias, caso contrário, ela será demitida. Andrea consegue e deixa-o sobre a mesa de Miranda. É claro que ela não se dá por satisfeita, pergunta se aquela cópia terá que ser dividida entre suas filhas mesmo sem encadernar. Andrea responde que já providenciou duas cópias extras encadernadas e enviou-as para as meninas que seguiram para a casa da avó lendo o material, deixando Miranda sem palavras.
A importância de fornecer feedback sobre o desempenho de sua equipe e estimular práticas que recompensem atitudes inovadoras é uma necessidade para as