O Pequeno Pr Ncipe
1- O Pequeno Príncipe relatou sobre as baobás e as suas consequências. Quais são as baobás que estão presentes em nossas vidas?
As Baobás são como nossos sentimentos pois podem crescer, e se são sentimentos rins ou mas amizades, temos que cortá-las no início pois se crescerem podem nos devastar, assim como ocorre se a baobá cresce em um planeta pequeno.
2- O que você pensa sobre a sequência de planetas visitados pelo pequeno príncipe e sobre os seus habitantes? Estabeleça uma relação desta sequência com a nossa sociedade.
Em cada planeta visitado por pequeno príncipe há um modo de vida, um costume, temperamentos, algumas atitudes diferentes, associamos isto há nossa sociedade pelo fato de que nela existem povos, crenças, e pessoas diferentes. Assim nunca são iguais umas as outras.
3- Qual o significado que a raposa deu ao pequeno príncipe sobre o rito?
A raposa diz que são esses ritos que fazem com que os dias sejam diferentes entre si, e com que hajam dias especiais. Diz também que sem esses ritos não haveriam dias legais, seriam todos iguais, sem férias e sem nada.
4- O que quis dizer a raposa com: “O essencial é invisível aos olhos”, e para você, o que é essencial?
Com esta frase, ela quis dizer que o que é essencial mesmo não é possível se ver com os olhos, mas sim com o coração. Para mim, o amor, a felicidade, a amizade, e a solidariedade são essenciais, e não podem ser vistas com os olhos, mas somente com o coração.
5- Comente qual a mensagem que o autor quer transmitir com a seguinte passagem: “As pessoas têm estrelas que não são as mesmas. Para uns que viajam, as estrelas são guias, para outros, elas não passam de pequeninas luzes. Para outros, os sábios, são problemas. Para o meu negociante, eram ouro. Mas todas essas estrelas se calam. Tu porém terás estrelas como ninguém”.
Com essa passagem o autor quis dizer que cada pessoa vê as coisas de um jeito, cada um dá valor a coisas diferentes, mas nem sempre este é o real valor daquela coisa, o