A pesquisa de ler e escrever
RESUMO
Este artigo é embasado no livro Escrever é preciso: o princípio da pesquisa, cujo autor é Mario Osorio Marques, que trata de questões como a escrita em si, a constituição do tema ou da hipótese, argumentação e apresentação dos saberes através da escrita, para aquelas pessoas envolvidas com trabalhos acadêmicos de pesquisa mas, também, para pessoas que simplesmente gostam de escrever. Promove enfoque inovador no desafio de escrever e suas consequências nos processos da pesquisa e da leitura, instigando a imaginação e a curiosidade do leitor, obrigando-o a iniciar imediatamente sua aventura de escrever.
Palavras-chave: pesquisar, ler, escrever
1 INTRODUÇÃO
O autor Mario Osorio Marques escreveu o livro tema deste trabalho em função das dificuldades dos acadêmicos na elaboração dos trabalhos de graduação. A ideia defendida por Marques é que não há preparação para se escrever: escrevendo se escreve. Uma grande jornada começa com o primeiro passo. Assim é a aventura do escrever.
O ato de escrever revela o conhecimento do autor sobre um assunto ou sua curiosidade sobre algo, enriquecido com a pesquisa e a leitura que fornecem a argumentação e a fundamentação teórica. Ler, escrever, pesquisar. Ações que se completam e são tão diferentemente distintas e independentes.
Este trabalho tem o propósito de mostrar a importância da escrita como um meio de transmitir saberes e estimular o leitor a escrever habitualmente, impondo ao escritor a responsabilidade, aqui caracterizado meramente como autor, quanto à reflexão que seu trabalho possa provocar. O desenvolvimento da produção de textos, trabalhos acadêmicos, artigos científicos, entre outros, passa pelo domínio da escrita, cujo objetivo é o desenvolvimento de pensamento crítico e geração de novos conhecimentos, utilizando a pesquisa e a leitura como meios de interligar esse universo.
2 O CONHECIMENTO
2.1 A PESQUISA
Inicialmente deve-se conceituar pesquisa.