Teste
A indução eletromagnética é um fenômeno físico que acontece quando uma corrente elétrica é induzida num condutor, imerso num campo magnético variável. Ela está presente no funcionamento de geradores e motores, desde o motor de um carrinho de controle remoto, até o gerador de uma grande usina hidroelétrica. Essa corrente induzida aparece quando o fluxo magnético varia ao ser aproximado do condutor, essa variação pode acontecer alterando o formato do condutor, ou movimentando o condutor em relação ao fluxo do campo magnético.
LEI DE FARADAY
A lei de Faraday ou lei da indução eletromagnética.
O valor da força eletromotriz induzida em uma espira de área A é igual à taxa de variação do fluxo magnético através dessa espira. Matematicamente, a Lei de Faraday pode ser escrita como: A Lei de Faraday nos permite calcular o valor da força eletromotriz induzida, que é responsável pela corrente induzida no circuito, ela não determina o sentido da corrente elétrica.
Essa lei é muito utilizada na fabricação de geradores elétricos, responsáveis em transformar energia mecânica em elétrica
LEI DE LENZ
Esta lei especifica o sentido da força eletromotriz induzida. Neste caso, o sentido da corrente elétrica é anti-horário para quando o norte do ímã se aproxima da espira ou conjunto de espiras.
PORQUE SÃO UTILIZADOS ALTOS NÍVEIS DE TENSÃO? Equipamentos de proteção
Disjuntor
Um disjuntor é um dispositivo eletromecânico, que funciona como um interruptor automático, destinado a proteger uma determinada instalação elétrica contra possíveis danos causados por curto-circuitos e sobrecargas elétricas. A sua função básica é a de detectar picos de corrente que ultrapassem o adequado para o circuito, interrompendo-a imediatamente antes que os seus efeitos térmicos e mecânicos possam causar danos à instalação elétrica protegida.
Disjuntor termomagnético
É muito utilizado em instalações elétricas residenciais e comerciais. Esse tipo