Implementar automação num lavatório
A utilização de autómatos procura enraizar a participação do computador no controle automático de mecanismos elétricos ou eletrónicos. Foi criada para facilitar a realização das mais diversas atividades humanas e podendo ser aplicadas nas mais diversas atividades da sociedade. Nas habitações ( portões automáticos, sistemas de rega, ..), no local de trabalho ( na programação da maquinaria mais diversa, sistema elétrico dos veículos, ...), nas ruas ( sumamos, sistemas de pagamento diversos, iluminação, ..) e em lazeres ( maquinas de distribuição de bens, aparelhos de desporto, ...).
A definição atual é : “Qualquer sistema, apoiado em computadores, que substitui o trabalho humano, em favor da segurança das pessoas, da qualidade dos produtos, rapidez da produção ou da redução de custos, assim aperfeiçoando os complexos objetivos das indústrias, dos serviços ou bem estar” (Moraes e Castrucci, 2007).
Neste trabalho ira implementar se um sistema elétrico, conjunto com um autómato, afim de dosear 2 fluidos de limpeza e higiene num lavatório, com a seguintes características:
• No inicio do circuito tem de haver um interruptor de corte de sinal. ( EMERGÊNCIA / STOP )
• dois reservatórios independentes para fluidos, onde se encontra incorporado um sensor de líquidos e um sensor fim de curso aplicado na tampa dos reservatórios.
• As bombas motoras ( máquinas operando hidraulicamente fornecendo energia ao líquido com a finalidade de transportá-lo de um ponto a outro) operam unicamente quando receberem um sinal do sensor ótico
( PIR), e atuam durante um determinado tempo, com a condição de que haja líquidos no interior do reservatório.
• As bombas motoras não ponderam funcionar as duas ao mesmo tempo.
• No final decorrido o processo haverá um temporizador cortando o sinal a todo o circuito.
• O mecanismo de transfere de água será propulsionado por um pedale mecânico (reduzindo os custos)
Será usado neste projeto