A Pele
A pele é o órgão vivo mais extenso e pesado do corpo humano, tem como principais funções: regulação térmica, defesa orgânica, controle do fluxo sanguíneo, proteção contra diversos agentes do meio ambiente e funções sensoriais (calor, frio, pressão, dor e tato). A pele é um órgão vital e, sem ela, a sobrevivência seria impossível.
É formada por três camadas distintas: epiderme, derme e hipoderme.
Epiderme: é a camada mais externa da pele, ou seja, aquela que vemos a olho nu. É a única que está em contato om o meio ambiente, por esta razão, tem o importante papel de formar uma barreira protetora do corpo, protegendo o organismo contra danos causados pelos agentes externos. Nesta mesma, encontra-se os melanócitos, responsável pela produção de melanina, o pigmento que dá cor à pele. Origina também os anexos da pele: unhas pelos, glândulas sudoríparas e sebáceas.
Derme: é a camada intermediária, que fica entre a epiderme e a hipoderme. É responsável pela resistência e elasticidade da pele, formada por tecido conjuntivo (fibras colágenas e elásticas envoltas por substancia fundamental), vasos sanguíneos e linfáticos, nervos e terminações nervosas. Além disso, estão presentes algumas glândulas (sudoríparas ou sebáceas) e folículos polissebáceos.
Hipoderme (tecido celular subcutâneo): é a terceira e última camada da pele, formada basicamente por células de gordura (adipócitos). Sua estrutura fornece proteção contra traumas físicos, mantém a temperatura do corpo e acumula energia para o desempenho das funções biológicas.
É importante saber que, independentemente de as camadas possuírem funções diferentes, uma depende da outra para o equilíbrio desse importante órgão que é a pele, além de garantir o perfeito funcionamento de nosso organismo.
Referências
Portal da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Conheça a pele. Disponível em: <http://www.sbd.org.br/cuidados/conheca-a-pele/> Acesso em: 25 de maio de 2015.
Toda Biologia, Sistema Tegumentar – Pele Humana.