Lixo
TRATAMENTOS DE LIXO
Itapecerica da Serra – SP
Junho/2015
1) O que é lixo?
É qualquer material sólido originado em trabalhos domésticos e industriais, e que é eliminado por não ter mais utilidade.
2) Diferencie e dê três exemplos:
a) Lixo domiciliar: Gerado pelas pessoas em suas residências. Ex: Restos alimentares, embalagens e papéis em geral.
b) Lixo comercial: Residual das atividades dos setores de comércio e serviços. Provém dos chamados Grandes Geradores (GG), tais como lojas, supermercados, shoppings, restaurantes, lanchonetes, condomínios comerciais, etc. A gestão desse tipo de lixo é voltada aos estabelecimentos cuja geração diária de resíduos é superior ao limite estabelecido pelo município, sendo necessária a contratação de um prestador de serviços especializado. Ex: Papéis, papelões e plásticos.
c) Lixo da área da saúde: Proveniente de hospitais, canis municipais, farmácias, laboratórios centros de diagnósticos, postos de saúde, clínicas de estética e veterinária. Este tipo de lixo é muito perigoso devido às suas propriedades infectantes/perfuro cortantes e deve receber um tratamento diferenciado, desde a coleta até a sua deposição final. Ex: Seringas, vidros de medicamentos, gaze.
3) Cite e explique os sistemas e tratamento de lixo no Brasil.
Lixões
Este destino é muito utilizado no Brasil. Consiste em simplesmente retirar todo o lixo (orgânico e material) das residências, comércios e indústrias, despejando-os em grandes áreas a céu aberto. Localizados geralmente em regiões periféricas de cidades, estes lixões são responsáveis pela concentração de ratos, baratas e outros insetos. Tornam-se verdadeiros focos de proliferação de doenças, além do mau cheiro que exalam. Nos lixões sem fiscalização, pessoas muito pobres costumam recolher materiais recicláveis e até mesmo restos de comida, colocando desta forma a saúde em risco. Outro problema, esse de ordem ambiental, também se faz