Artigo Para Arrumar
O PAPEL DO GESTOR ENQUANTO LIDER TRANSFORMACIONAL NA UNIDADE DE ENSINO
Regina Mara de Souza Bueno HARTJE1
RESUMO: Este trabalho visa demonstrar o papel do gestor enquanto líder transformacional na Unidade e Ensino, a importância deste ser um líder de transformação e mostra de forma geral e sucinta suas características. Liderança é um termo que esteve muito demasiado distante dos valores das instituições escolares. A propensão a ultrapassar modelos técnicos, hierárquicos e racionais para aspectos que reforcem os aspectos culturais, morais, simbólicas da liderança surge e em torno dos anos 90, na noção de liderança transformacional, uma concepção originada no âmbito corporativo e transmitida para o ambiente educacional, como uma liderança carismática, visionária, transformativa, mais flexível e também, comunitária e democrática. Utilizando-se da revisão literária como metodologia, aufere-se que ao agir como verdadeiro líder, transformando a Organização Educacional num ambiente aprazível para todos e servindo de exemplo e estímulo para toda a equipe, o Gestor obtém maior êxito no alcance dos objetivos da Organização Escolar.
PALAVRAS-CHAVE: Líder. Transformação. Gestor. Instituição de Ensino.
1 INTRODUÇÃO
Considerando as peculiaridades das organizações educacionais no panorama das organizações em geral, neste trabalho discorre-se sobre a questão da liderança, tendo em vista que a necessidade desta dentro das instituições de ensino já é amplamente reconhecida e sua prática é um grande recurso aperfeiçoamento interno nas escolas enquanto organizações educacionais que hão de garantir a aprendizagem de todos os alunos.
O líder transformacional investe no carisma, tratando seus liderados com respeito e criando uma conexão emocional entre si e seus liderados, e entres os próprios liderados. Ele ganha a confiança e se identifica com os liderados, apresentando ideais que são orientações para a vida e não apenas