ngulos
Duas retas que tenham algum ponto em comum, formam um ângulo.
O transferidor é capaz de medir o valor de um ângulo, podendo ser de 180º e 360º.
Ângulo agudo: medida menor que 90º.
Ângulo reto: medida igual a 90º.
Ângulo obtuso: medida maior que 90º.
Ângulo raso: medida igual a 0º ou 180º.
Passar por qualquer ponto P uma reta perpendicular à reta AB
Desenhar um semicírculo sobre a reta AB com um ponto P no centro da reta com qualquer medida de raio. A partir de X e Y, trace arcos de raios iguais que formem o ponto P onde se encontrarem. Ligue o ponte C e P.
Traçar uma perpendicular a uma dada reta AB por um ponto P não pertencente a ela
Desenhar um arco com centro no ponto P passando pela reta dada nos pontos X e Y. Em X e Y, fazer arcos de raios iguais que se liguem formando o ponto C. A linha PC é perpendicular a reta AB.
Traçar uma perpendicular por qualquer ponto P, de uma dada semi-reta, quando P está próximo a uma das suas extremidades da semi-reta.
Desenhe um arco de círculo que passa pelo ponto P qualquer. O centro do círculo é citado como O, e o arco passa pela semi-reta AB no ponto X. Traçar uma reta que passe por X e O, que passará pelo arco de circunferência no ponto C. Traçar uma linha CP formará a perpendicular desejada.
Em construção, um triângulo construído interno a um semicírculo, com um dos lados como diâmetro, será sempre um triângulo retângulo.
Bisseccionar um ângulo
Uma reta traçada no vértice do ângulo dividindo-o em dois ângulos iguais.
Para construir um ângulo de 60°
Desenhe um círculo. Sabe-se que um triângulo equilátero tem todos os seus ângulos iguais a 60°, em um círculo acomoda-se seis desses triângulos. Trace uma semi-reta que una o centro do círculo ao ponto A. Do ponto A, trace um arco de raio igual ao do círculo, que passará pelo mesmo formando o ponto B. AÔB = 60°.
Levantar uma perpendicular por um ponto P utilizando-se arcos de circunferência.
Trace qualquer raio com centro em P. No ponto A trace um raio na