Ngulo De Inclina O
Objetivo:
Este trabalho teve como objetivo monitorar a execução dos cordões de solda no processo MAG Robotizado, observando a influência do ângulo de inclinação.
Introdução Teórica:
A posição da tocha em relação à direção de avanço pode afetar consideravelmente a geometria do cordão. Nos processos automatizados, a tocha é posicionada perpendicularmente à peça. Já nos processos semiautomáticos a tocha pode ser posicionada para soldar para frente ou para trás. Isso ajuda o soldador a enxergar o trabalho e executar as manobras necessárias.
A posição de solda para frente resulta em um cordão com pouca penetração, mas bastante largo. A posição de solda para trás resulta em cordão bastante estreito e com boa penetração. Tanto a penetração como o tamanho do cordão podem ser manipulados, trocando-se a posição de solda para frente para a posição de solda para trás, mas não é um método de controle da geometria do cordão tão bom quanto a alteração na corrente de soldagem ou na tensão do arco.
Cordão de solda
Parâmetros de Soldagem
Técnica de Soldagem
Parâmetros do programa de soldagem
Corrente elétrica [A]
Tensão elétrica
[V]
Velocidade de soldagem
[mm/s]
Ângulo de inclinação da tocha
[°]
Características em relação a tocha de fusão
% da curva sinérgica
IPM
Ø do arame
Velocidade de alimentação do arame [m/min]
Indutância da fonte de soldagem
Tipo de gás de proteção [%]
1
100
16,1
5,21
0
Puxando
20
13,7
5
100
4
16
2
100
16,3
5,04
30°
Empurrando
20
13,7
5
100
4
16
3
100
16,5
5,10
30°
Puxando
20
13,7
5
100
4
16
Parte experimental:
Foi feita a medição do metal de base SAE 1020. Posicionamos a chapa no robô e tendo ele já sido programado, foi especificado que cada grupo teria um ângulo de inclinação diferente para ser comparado com os demais grupos e, dessa forma, analisar a sua influência. Foram executados três cordões sendo dois deles puxando e um empurrando. Após o término da solda medimos sua largura, altura e seu comprimento.