hidraulica
A medição de vazão de fluidos sempre esteve presente em nosso dia a dia. Por exemplo, o hidrômetro de uma residência, o marcador de uma bomba de combustível nos veículos, etc.
A vazão é a terceira grandeza mais medida nos processos industriais. As aplicações são amplas, desde aplicações simples como a medição de vazão de água em estações de tratamento e residências, até medição de gases industriais e combustíveis, passando por medições mais complexas.
Atualmente os medidores de fluidos (líquidos, gases e vapores) são de grande importância em um processo, pois são usados para determinar as quantidades de produtos vendidos, comprados e transferidos entre fabricantes, transportadores e consumidores finais.
O nosso experimento teve como objetivo, calibrar Cq em função do tipo de escoamento, através das tomadas de vazão.
2. Revisão Bibliográfica
Ao estudar Hidráulica na Engenharia civil, observa-se a utilização de tubos. Esse tubo é um conduto usado para transporte de fluidos, geralmente de secção transversal circula.
Quando funcionando com a secção cheia possui maior pressa atmosférica, esses são os condutos forçados, onde a pressão interna é diferente da atmosférica e o fluido escoa a plena seção (seção transversal fechada e totalmente preenchida), esse conduto foi o utilizado para o experimento da aula pratica. E quando não existe essa pressão intena chama-se, contudo livre que funciona como um canal com superfície livre com a pressão igual a atmosférica
A visualização de fenômenos reais envolvendo condutos forçados é permitida através de experimento em um canal hidráulico, onde utiliza a água como o fluido. As reduções ou aumentos na seção de escoamento da tubulação do canal produz uma diferença de pressão, consequentemente mudança na velocidade do fluido. Com os dados obtidos calculam-se as diferenças de vazões a partir do equacionamento:
Em Hidráulica de condutos forçados pode-se utilizar, para a medição de vazões, os chamados medidores