Testando a resistencia das colas
Publicado por
Objetivo(s)
- Conhecer o avanço tecnológico de alguns materiais.
- Saber como os avanços tecnológicos facilitam o dia a dia.
- Relacionar avanços tecnológicos com possibilidades de novas descobertas.
Conteúdo(s)
Ano(s)
1º
2º
3º
4º
5º
Tempo estimado
Quatro aulas.
Material necessário
Ingredientes para preparação de cola caseira (farinha de trigo, água, açúcar e vinagre), palitos de sorvete, caixas de leite longa vida, barbante para fazer alças nas caixas, cola branca, cola de contato, cola instantânea e cola epóxi.
Desenvolvimento
1ª etapa
Para trabalhar com um aluno com deficiência auditiva (com compreensão inicial de Libras e em processo de alfabetização), na 1ª etapa, organize o espaço em que a atividade será realizada de modo a deixá-lo perto de você. Fale de frente para ele e escolha um colega para auxiliá-lo sempre que necessário. Na segunda etapa, proponha o registro em duplas ou elabore um roteiro para que o estudante retome a atividade no AEE.
Na terceira etapa, oriente a realização dessa pesquisa em casa ou com o AEE.
Na avaliação, ofereça a história em quadrinhos como uma opção desse registro, um recurso que pode favorecer bastante a representação de suas ideias.
Inicie a atividade propondo o seguinte problema: "Vocês estão em casa, numa tarde de domingo, e resolvem fazer uma pipa. Todos os materiais estão à disposição exceto um: a cola. Como fazer uma cola caseira? Ela seria tão boa quanto as vendidas em papelarias e lojas de material escolar? E as
colas de contato (usadas em madeira e couro), instantâneas (do tipo Super Bonder) e epóxi
(Araldite), são mais fortes? Como testar e medir a capacidade de manter duas superfícies grudadas?". Uma forma é colar dois palitos de sorvete em "T" e pendurar no palito horizontal um peso (no caso, uma caixinha de leite cheia d¿água), como na figura abaixo. Quanto maior for o volume de água suportado pelo palito, mais forte é a cola.
Depois de explicar como será