ngulos das ferramentas
G
Angulo de Saída: Tem forte influência sobre o controle e exatidão na direção do processo de cisalhamento. Quando o ângulo de saída diminui, aumenta o comprimento do plano de cisalhamento, aumentando o esforço que a ferramenta faz no processo de cisalhamento.
B
Angulo de Cunha: varia muito com o tipo de material, da peça, da ferramenta e do tipo de serviço. Para materiais de grande resistência ou serviços de desbaste aumenta-se o ângulo de cunha, facilitando dessa forma a dissipação de calor gerado no corte.
A
- Angulo de Folga: Depende do material a ser usinado. É menor para os materiais duros e frágeis e maior para os materiais dúcteis
Rugosidade (avanço e raio da ferramenta)
simplesmente, reduzindo o avanço da mesa, diminui a rugosidade. Aumentando o raio da ferramenta de corte também diminui os erros micro geométricos (basicamente como professor mosca situo em sua aula de rugosidade)
Vida da ferramenta em função do raio
Quanto maior o raio da ferramenta melhor o acabamento, como citado no tema acima. Quanto menor o raio, o acabamento não sai dos melhores. O desgaste da ferramenta é inevitável, mas se tomar certos cuidados como: não tornear um pouco mais do que o limite; não deixar a ferramenta cair no chão; não encostar a ferramenta com a peça parada, entre outros cuidados que devemos tem para uma maior vida na ferramenta.
Ferramentas de Metal duro
As ferramentas de metal duro são consideradas as melhores para o trabalho. Elas possuem uma atração molecular muito alta evitando o rápido desgaste.
O metal duro é uma liga de carboneto de Tungstênio, produzido por metalurgia do pó
Ferramentas de Cerâmica
As ferramentas de Cerâmica mostram grande capacidade de usinagem em com velocidades elevadas, um exemplo é o ferro fundido.
Suas características são: boa resistência à dureza em altas temperaturas, Resistência à oxidação, permite usinagem em altas velocidades, é resistente ao desgaste, , é