ARTIGO FILTROS NIVALDO PARA FINALIZAR
Cristiano L.Jaskulski1, Jandré Lima Da Silva2, Alcionei Robson De Araujo3, Nivaldo Stefen Jr4-
M. Eng. Marcelo Pereira1- Professor Orientador- Faculdade Anhanguera de Jaraguá do Sul – SC.
Resumo O objetivo desse artigo é deixar claro para o leitor qual a função de um filtro hidráulico e pneumático e sua aplicação, compreender quais vantagens na utilização dos filtros nos sistemas hidráulicos. Além de identificar os diferentes tipos de filtros utilizados nas indústrias, demonstrando suas principais aplicações de funcionamentos.
Palavras-chave: Filtros Hidráulicos e Pneumáticos
1. INTRODUÇÃO
Nos dias de hoje as empresas buscam não somente preço, mas também qualidades nos filtros, pois a cada dia que passa, as indústrias vêm desenvolvendo complexas maquinas que exigem dos fabricantes de filtros uma modernização em seus produtos.
Os conjuntos de sistemas hidráulicos estão interligados, por diversos componentes como bombas, motores, cilindros, válvulas, conectados, na maioria das vezes, através de mangueiras flexíveis ou tubos rígidos que devem ser dimensionados e combinados de maneira apropriada, para o bom funcionamento de todo esse conjunto é de extrema importância a presença de um sistema de filtros instalados para garantir o nível de limpeza do fluido durante o funcionamento do sistema.
O fluido hidráulico é mantido limpo no sistema principalmente com dispositivos tais como filtros e peneiras. Utilizam-se também plugs magnéticos para captar partículas de aço no fluido. Estudos recentes indicaram que partículas micronicas de um até 1 até 5 microns, têm efeitos degradantes, causando falhas no sistema e acelerando a deteriorização do óleo em muitos casos.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. ESCOLHA DO MEIO FILTRANTE
Pressão e Ciclos de Trabalho (Levar em conta a pressão de operação normal e sua oscilação, tanto em magnitude como em frequência).
Pressão: Escolha da pressão de operação
Serviço:
LEVE: Operação contínua