PELE
A pele é o órgão que reveste a superfície corporal. Consiste em uma cobertura superficial de tecido epitelial fixada a uma membrana basal, de uma camada de tecido conjuntivo denso contendo as estruturas especiais da pele, e de uma camada de tecido adiposo subcutâneo que liga a derme as estruturas subjacentes. As funções da pele e de suas estruturas anexas envolvem proteção, sensação, termorregulação e secreção.
Ela protege os tecidos internos das influências ambientais como ondas luminosas, térmicas, microorganismos e agentes químicos, além de inibir a perda excessiva de água e eletrólitos. Contém os receptores sensitivos para as quatro sensações básicas, dor, tato, temperatura e pressão. Quando o corpo necessita dissipar calor, os vasos sanguíneos da pele dilatam-se permitindo que maior quantidade de sangue chegue à superfície resultando na perda de calor. O suor secretado pelas glândulas sudoríparas também provoca a diminuição da temperatura corporal, pois o calor é utilizado para evaporar a água. As glândulas sebáceas secretam sebo que possuem propriedades antifúngicas, antibacterianas e de manutenção da textura da pele.
Camadas da Pele Epiderme – parte mais superficial da pele, consiste de tecido epitelial, não vascularizado, com cinco camadas distintas de células que se apoiam sobre uma membrana basal e fina. Da superfície para a profundidade, as camadas da epiderme são: Camada Córnea – Constituída de células mortas, com forma achatada à semelhança de escamas, preenchidas por uma proteína chamada queratina. Descama-se continuamente, demandando substituição. Sua espessura depende do nível de estímulo da superfície pela erosão e suporte de peso, daí as palmas das mãos e solas dos pés serem espessas.
Camada lúcida – se dispõe imediatamente abaixo da camada córnea, consiste de uma a cinco camadas de células transparentes, achatadas, anucleadas, em degeneração ou mortas.
Camada granulosa – formada por duas ou três camadas de células achatadas, com