A PARTICIPAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NAS ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS
ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS
Cristina Melim
RESUMO
As Instituições de Ensino Superior realizam uma função social significativa: prover formação superior a pessoas capazes de influenciar o processo de desenvolvimento da sociedade em direção a melhorias da vida humana. Dessa forma, elas atendem a demanda de profissionais para o mercado de trabalho. Além dessa função, as IES têm ainda a nobre missão de educar o homem promovendo sua cidadania e estimulando-lhe valores éticos, em tudo o que diz respeito à sobrevivência e às condições da vida humana individual ou associada. Porém, nem sempre a sociedade percebe a amplitude da ação formadora-educadora dessas instituições e, assim, muitas vezes não a reconhecem como agente promotora da transformação e desenvolvimento social. Por esta razão, faz-se necessário que as IES promovam a divulgação de suas atividades para que a sociedade onde ela está inserida possa conhece-la e avaliar seus resultados.
Entre os diferentes parâmetros pelos quais o relacionamento de uma instituição de ensino superior com a sociedade pode ser medido, destaca-se, especialmente, o que tem sido chamado de
Responsabilidade Social, cuja finalidade é mensurar, além das funções institucionais tradicionais – ensino, pesquisa e extensão, a sua abrangência e legitimidade de sua Responsabilidade Social junto à sociedade a quem ela serve.
Este artigo procura posicionar a compreensão do significado de Responsabilidade Social, em seu sentido lato, para posteriormente traçar algumas considerações reflexivas em relação a questão no âmbito das instituições universitárias brasileiras.
Palavras – Chave: Responsabilidade Social. Universidade. Função Social.
INTRODUÇÃO
A capacidade do Estado de atender sua demanda social é, em geral, limitada por inúmeros fatores políticos e econômicos. Por isto o mundo moderno, embora seu elevado nível tecnológico, ainda apresenta desigualdades e