a ordem da westfália
A ordem westfália também conhecido como tratado Munster e o Osnabruck designa uma série de tratados que encerrou a guerra de 30 anos. A guerra dos 30 anos é a donominação genérica de uma série de guerra que diversas nações europeias travavam entre sim especialmente na Alemanha por motivos variados: rivalidades religiosas, disnásticas, territoriais e comerciais.
A rivalidade entre católicos e protestantes é um assunto constitucionais germânico foram gradualmente transformado em luta europeia, apesar dos conflitos religiosos serem a causa direta da guerra, ela envolveu grande esforça politico da Suécia e da França para procurar diminuir a força da dinastia habsburgos, que governava a Áustria. A hostilidade causara sérios problemas econômicos e demográficos na europa central.
A Paz de westfália foi negociada durante três anos pelos representantes dos católicos e protestantes, reunidos em Munster (onde tinha precendência a França católica) e em Osnabrück (onde tinha precedência a Suécia protestante). As conversações de paz, iniciadas em 1644 em Münster e Osnabrück, envolviam o fim da Guerra dos oitenta anos entre Espanha e países baixos e da guerra dos trinta anos na Alemanha. O tratado de paz entre Espanha e Países baixos foi assinado em 30 de janeiro de 1648 em 24 de outubro do mesmo ano foi assinado o tratado de paz entre o Sacro Império Romano-Germânico, os outros príncipes Alemães, a França e a Suécia. Os tratados concluídos nessas duas cidades da westfália foram depois reunidos no Ato Geral de westfália em Münster em 24 de outubro de 1648