paz westfalia
A paz de westfalia é bastante complicada já começa com diversos acordos diplomáticos e significou o surgimento de uma nova ordem mundial. Pois o século XVI já se iniciou com duas potencias denominadoras hegemônicas a igreja católica que exercia sua influencia sobre a politica dos estados europeus, e o império Habsburgo conhecido por todos como império austríaco eles dominavam o sacro império romano no século XVI e era a temerosa hegemonia politica europeia.
O domínio dessas duas potencia vai se enfraquecendo por dois grandes acontecimentos que a reforma protestante e a guerra dos trinta anos provocada pela França e Suécia, a reforma protestante deixou a igreja católica desestruturada deixando e praticamente obrigando os europeus a rejeitarem a influencia nas decisões politicas internas de seu país, chamados assuntos domésticos na época, já na guerra dos trinta anos eles enfraqueceu decisivamente o império habsburgo, tento as esperança de ter uma monarquia centralizada e esfalecer seu território. E com o fim dessa guerra eis que surge uma nova Europa com uma serie de territórios, povos e príncipes, depois de tantas brigas batalhas todos reconheceram que havia a necessidade de respeito e o puseram em pratica a fim de garantirem uma paz e estabilidade para uma comunidade internacional.
Eis que surge A Paz de westfália que é considerada por muitos como o marco inicial da diplomacia moderna, pois é a partir dele que se dá o inicio do sistema moderno do Estado Nação, reconhecendo pela primeira vez a soberania de cada Estado envolvido. É a partir dele também que os conflitos posteriores não teriam como motivo principal a religião e sim questões que giravam em torno do Estado, favorecendo assim a aliança entre países protestantes e católicos em eventuais conflitos. E sendo assim kalevi holsti admite serem quatro os principios mais importantes