membrana plasmatica
Curso de Graduação em Ciências da Natureza
Disciplina: Biologia Celular
Alinne matos
PRÁTICA: Transporte através da Membrana Plasmática
Relatório de aula prática apresentado à docente/profª Olivia Duarte como parte dos requisitos de avaliação da disciplina de Biologia Celular, no curso de Ciências da Natureza da UNIVASF, neste primeiro semestre do ano em curso.
Senhor do Bonfim - BA
2014
Introdução
A membrana plasmática é constituída de uma camada dupla de lipídeos. Nesta camada, existem moléculas de proteínas encaixadas. Essas moléculas de proteínas podem apresentar algum movimento, pois as camadas de lipídeos são fluidas, e as proteínas encaixadas aleatoriamente, como um mosaico. Por isso, dizemos que a membrana plasmática é um mosaico fluido.
A principal função da membrana plasmática é controlar as trocas de substâncias entre o meio intracelular e o meio extracelular. Por isso, costumamos dizer que a membrana plasmática tem permeabilidade seletiva. Existem diversos tipos de transporte que podem ocorrer através da membrana plasmática.
O presente trabalho abrange a observação da ocorrência do fenômeno de osmose com as células da folha da planta aquática Elodea, frente à diferentes soluções: solução com água e com solução salina e com isso, poder também diferenciar os processos de turgescência e plasmólise. Ainda são descritas estruturas que compõem as células vegetais desde sua morfologia e fisiologia.
Objetivos
Identificar e reconhecer o transporte através da membrana plasmática e observar as estruturas que compõem as células vegetais.
Materiais e Métodos
Para a realização dos procedimentos, utilizaram-se os seguintes materiais: lâminas, lamínulas, pinça, conta gotas, papel toalha, amostra de elodea, água, solução salina e microscopio óptico.
O primeiro passo: colocar a amostra de uma folha elodea numa solução com água numa lamínula e levá-la ao microscópio