A obra de affonso eduardo reidy
PROJETOS
ATERRO DO FLAMENGO
Vista superior do Parque
O Aterro do Flamengo, oficialmente Parque Brigadeiro Eduardo Gomes, é um complexo de lazer no Rio de Janeiro, no Brasil. Foi construído sobre aterros sucessivos na Baía de Guanabara.
Vista de satélite do Parque
Parque do Flamengo - Perímetro do tombamento. Representação do perímetro de tombamento sobre a planta geral (1965), assinalando a faixa de 100 metros em toda a extensão litorânea do Parque do Flamengo, margeado por praias artificiais e pedras [MINC/IPHAN/6ªSR].
O aterro do Flamengo é concebido dentro da ideia de se resolver o problema viário no Rio de Janeiro, este conhecia uma expansão metropolitana com grande aumento de fluxos migratórios. A ideia de se fazer um aterro vem da administração municipal tentar evitar os grandes gastos com a desapropriação para o alargamento das vias .
Perspectiva do projeto de Burle Marx
A ideia de se criar um parque nesse trecho causou confrontos entre o arquiteto e os administradores municipais, que a consideravam inviável, no entanto a criação de um “parque ativo” destinado as grandes massas e não só aos moradores da zona sul ganha força quando ele desenvolve o projeto do Museu de Arte Moderna integrado ao parque, que é desenvolvido em 1962.
Avenida antes da instalação do Aterro para o parque
Avenida antes da instalação do Aterro para o parque
Dessa forma a cidade ganha um parque sem precedentes em escala até então, criando um espaço extremamente agradável e do domínio de todos. Com projetos paisagísticos importantes de Burle Marx, articulando a natureza e a técnica de maneira extremamente harmônicas, representando um sonho de ordem social.
Foto noturna do Parque
Foto noturna do Parque
MUSEU DE ARTE MODERNA DO RIO DE JANEIRO
* O museu foi inaugurado em 1948, por iniciativa de um grupo de empresários presidido por Raymundo Ottoni de Castro Maya. É uma organização particular sem fins