Trabalho
No final do século XIX, muitos físicos famosos acreditavam que a tarefa da física tinha terminado, que nada mais havia para descobrir. Restavam, é verdade, alguns pequenos problemas. Contudo, segundo eles, bastaria apenas um pouco de empenho para resolvê-los. Com o passar do tempo, porém, perceberam que esses problemas não eram tão pequenos quanto pensavam; por isso sópuderam ser resolvidos com a criação de duas novas teorias: a teoria da relatividade e a mecânica quântica.Essas teorias revolucionaram a física e ajudaram a conhecer muito da estrutura da matéria, a física desenvolvida a partid do século xx passou a ser chamada de física moderna, enquanto a física desenvolvida anteriormente ficou conhecida pelo nome de física clássica. Antes de falar sobre a física moderna, vamos fazer alguns comentários sobre as leias da mecânica clássica.
Romário
REFERENCIAS INERCIAIS: de acordo com a lei da inércia, um corpo livre da ação de forças deverá estar em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme. Porem o movimento depende do referencial, assim um corpo pode ter velocidade constante em relação a um referencial, e variável em relação a outro. Se a velocidade de um corpo for constante em relação a um referencial, também será constante em relação a outro referencial.
(Mostrar como. Ex: dois alunos olham de lugares diferentes, para um terceiro aluno que saí andando) Assim, se a aceleração for nula em um referencial será nula também no outro. Portanto, se a lei da inércia vale em um desses referenciais, valerá também em qualquer referencial que se mova em relação a ele com velocidade constante. Quando temos dois referenciais inerciais, um movendo-se com velocidade constante em relação ao outro, as leis da mecânica são as mesmas nos dois referenciais, um experimento mecânico dará o mesmo resultado nos dois referenciais, isto é, por meio de um experimento mecânico, não podemos identificar se o referencial está parado ou em movimento retilíneo uniforme.