Pteridófitas
São plantas sem sementes. As pteridófitas, como as briófitas, se reproduzem por meio de um ciclo que apresenta uma fase assexuada e outra sexuada.
O esporófito é a planta propriamente dita. Possui folhas separadas em folíolos na forma de penas. Reprodução Em certas épocas, na superfície inferior das folhas da samambaia, formam-se pontos escuros chamados de soros, onde se produzem os esporos. Quando os esporos amadurecem, os soros abrem-se, deixando-os cair no solo úmido.
Cada esporo, então, pode germinar e originar um prótalo, uma plantinha bem pequena em forma de coração. O prótalo é uma planta sexuada, produtora de gametas; por isso, ele representa a fase chamada de gametófito.
No prótalo, formam-se os anterozóides e as oosferas. Os anterozóides, deslocando-se em água, nada em direção à oosfera, fecundando-a. Surge, então, o zigoto.
O Zigoto se desenvolve, transformando-se em uma nova samambaia. Quando adulta esta planta forma soros, iniciando novo ciclo de reprodução.
Conclusão
Deste modo podemos concluir que de acordo com o que já foi dito anteriormente as Pteridófitas necessitam de água para sua reprodução, de acordo com as observações feitas podemos inferir que elas possuem uma grande dependência da água e consequentemente de ambientes