A nova face da fotografia e sua influencia na sociedade
Priscila Souza
Centro Universitário Adventista de São Paulo, Engenheiro Coelho, SP
RESUMO
No mundo completamente midiatizado, o uso de câmeras digitais, e a fotografia tem se tornado cada vez mais popular. Essa, com o tempo, passou a desenvolver um papel mais importante na contemporaneidade. Sua função pode ser um simples registro do dia a dia, ao jornalismo e arte. Mas o que tem crescido de uma forma absurda, são as práticas fotográfica feita do cotidiano. A popularização das câmeras digitais, a mobilidade e a acessibilidade são fatores responsáveis por esse crescimento. O efeito dessa “constante vigilância” feita por câmeras digitais, e seu impacto na sociedade são objetos de estudo desta pesquisa.
PALAVRAS-CHAVE
Fotografia, contemporaneidade, mobilidade, sociedade, tecnologia.
INTRODUÇÃO Ao decorrer do tempo, a fotografia veio ocupando um novo papel diante da sociedade. Aos poucos foi deixando de ter a mera função de registrar e documentar. Henri Cartier-Bresson, um dos mais importantes fotógrafos do século XX considerado por muitos como o pai do fotojornalismo, considera a fotografia como a única forma “capaz de captar a alma humana”, e diz ainda que “fotografar é captar o momento decisivo”. A fotografia vem se tornando cada vez mais popular e seu uso atinge várias áreas da sociedade, se intensificando cada vez mais seu uso no cotidiano. O consumo de câmeras digitais aumentaram 17% de janeiro a maio deste ano (2011), comparado aos cinco meses de 2010. Foram 1,5 milhão de unidades ou R$ 800 mil, de acordo com os dados da GfK (GrowthfromKnowledge). Esse crescente aumento e popularização do ato de fotografar se dá principalmente por três fatores relevantes:
Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Produção Científica do 2º semestre de 2011 e apresentado no 3º Enaicom do Unasp, campus Engenheiro Coelho. 1- A grande transformação que o equipamento fotográfico sofreu ao