Expressionismo
O expressionismo é um movimento artístico que procura demonstrar as emoções e sentimentos do artista, sem dar grande importância à representação da realidade. Esse movimento mostra o “lado negro” da vida, rompido pelas circunstâncias históricas de determinada época. A face oculta da modernização, o isolamento, o delírio e a massificação estiveram presentes nas grandes cidades e os artistas presumiram que deveriam captar os sentimentos mais profundos do homem, assim, a principal ferramenta desse movimento é a angústia existencial.
O principal objetivo é aumentar o impacto emocional do espectador exagerando e distorcendo os temas. As emoções são ilustradas sem compromisso com a realidade externa, mas de maneira que expresse a natureza interna e as impressões causadas ao que as observa. Sua força psicológica é representada por suas cores puras e intensas, em formas retorcidas e em sua composição agressiva.
Sua maneira forte de expressão não se resume apenas à artes plásticas, mas a vários gêneros artísticos, tais como música, literatura,etc.
COMO SURGIU
O expressionismo foi um movimento artístico que surgiu entre o final do século XIX e inicio do século XX, mas se iniciou de fato em 1910.
Seu surgimento foi marcado pela angústia sofrida recentemente por causa do processo de unificação da Alemanha. Nessa época, não houveram mudanças apenas políticas e econômicas, mas também intelectuais e culturais: foram desencadeadas as crenças religiosas- principalmente a católica- e a certeza da existência de um Deus já não já não era plena, ampliando ainda mais as dúvidas acerca dos mistérios da vida e da morte. O homem passou a ter total responsabilidade por si próprio e por seu futuro, pois já não havia absoluta certeza na vida após a morte. Foram esses sentimentos de medo, insegurança e solidão que deram resultado a sentimentos tão sombrios que afetaram toda uma sociedade.
O Expressionismo teve como deixa cultural o Impressionismo