Analise da obra Amor de Perdiçõa

914 palavras 4 páginas
Analise da Obra Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco.

1. Biografia, Camilo Castelo Branco.
Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco nasceu em 16 de março de 1825, em Lisboa. Foi considerado o criador da novela passional, teve vários casos amorosos, contribuiu como historiador, tradutor, romancista, cronista, dramaturgo e crítico. Recebeu o título de Visconde concedido pelo rei de Portugal, D. Luis I.
Filho de Manuel Joaquim Botelho Castelo Branco e de Jacinta Rosa do Espírito Santo Ferreira, ficou órfão de mãe com um ano de idade e perdeu o pai com 10 anos. Começou a morar com sua Tia e mais tarde com sua irmã mais velha. Casou-se com 16 anos, mas logo abandona a mulher.
Em 1843 Castelo Branco ingressa na Escola Médico-Cirúrgica na cidade do Porto, mas não chega a concluir o curso. Começa a dedicar-se somente a escrita, em 1845 suas obras literárias foram publicadas, cinco anos depois passou por uma crise espiritual e decidiu e ingressa no seminário do Porto, mas se envolve com Ana Plácido, que era uma mulher casada, Camilo a faz abandonar o marido em 1859 um ano depois Camilo é processado e preso por crime de adultério, mas é absolvido no ano seguinte, e então começa a viver com Ana. Em estado depressivo Castelo Branco comete suicídio em primeiro de junho de 1890 após receber o diagnostico que ficaria cego.
2. Resumo da obra Amor de perdição.
Amor de Perdição foi escrito por Camilo Castelo Branco em 1861 durante 15 dias quando ele estava preso na Cadeia da Relação do Porto por crime de adultério.
O livro narra a historia de dois jovens que se apaixonam na cidade de Viseu, Teresa de Albuquerque uma jovem garota de 15 anos e Simão Botelho um jovem com temperamento explosivo, mas que se regenera ao conhecer Teresa. Suas famílias não se gostavam, pois Domingos Botelho pai de Simão havia dado sentença contraria aos interesses de Tadeu de Albuquerque. Os dois jovens vivem um amor secreto durante três meses até

Relacionados