ooooi
1- AGULHA HIPODÉRMICA: As mensagens dos meios de comunicação são injetadas no cérebro do receptor, que, desprotegido (sem conhecimento e informação, “anticorpos”), é contaminado e respondendo sem reações ao estímulo.
2- BALA MÁGICA: As mensagens dos meios de comunicação são como balas que atingem diretamente o cérebro dos receptores, tornando-os totalmente manipulados pelos meios de comunicação.
• Tentativas de explicar o processo da influência dos meios de comunicação
• A comunicação é unilinear e sem medições
• A comunicação é uma transferência de informações
* Crítica à essas hipóteses: Constatam a influência, mas não a explicam.
Matriz Funcionalista Pragmática: Na abordagem da comunicação de massa pelo funcionalismo sociológico, o que interessa são as funções dos meios na sociedade, e como os emissores satisfazem as expectativas de receptores.
Procurando complexificar as hipóteses da agulha hipodérmica e da bala mágica, surge o modelo teórico de LASSWELL. Pensa nas funções, nos papéis dos meios de comunicação em massa na sociedade - “Quem diz o quê, através de que meio, a quem e para quê (com qual efeito)”.
Segundo Lasswell, o processo de comunicação desempenha três funções:
- VIGILÂNCIA das ameaças e oportunidades que afetam a sociedade (de ordem moral)
- CORRELAÇÃO dos componentes da sociedade (cultural)
- TRANSMISSÃO da herança cultural (consequência da vigilância e correlação).
Lasswell, de forma implícita, reconhece haver um feedback do receptor ao emissor, mas não desenvolve.
Posteriormente, surge o modelo teórico de Paul LAZARSFELD-Robert MERTON: Pesquisar os efeitos nas audiências. FORMAS DE EXPLICAR AS INFLUÊNCIAS. Segundo esse modelo teórico, deve-se:
- Investigar o que sabemos sobre os