Século XX: Um Século de Artes, Letras, Ideias e Realizações
O século XX inaugurou uma nova era de desenvolvimento científico e tecnológico, e uma nova fase política com aimplantação de sistemas democráticos em muitos países do globo. Mas, apesar da introdução deste inovador sistemapolítico, para além da adoção de programas educativos e de reformas sociais, este século viu nascer e crescer oimperialismo, regimes fascistas e a corrida ao armamento.
No início do século XX, a Europa vivia num clima de paz, que proporcionava um ambiente confiante e racionalista,contudo esta conjuntura mudou radicalmente com o ressurgimento de crises económicas e depressões. Apesar dotriunfo da democracia e da revolução intelectual e artística operada neste século, no período compreendido entre asduas guerras mundiais desenvolveram-se formas autoritárias de poder, como por exemplo o nazismo germânico. A Europaentrou então num clima de pessimismo generalizado.
Os pilares da civilização ocidental, assentes no humanismo e nos princípios cristãos, foram profundamente abalados porestes regimes autoritários, pela hostilidade dos estados socialistas contra o poder da burguesia e pelo movimento dedescristianização emergente entre as elites e a pequena e média burguesia.
Assim a mentalidade positivista do início do século deu lugar a um clima de incerteza e de instabilidade, provocado peloestalar da Primeira Guerra Mundial, que trouxe a rutura dos valores tradicionais e transformou o racionalismo empessimismo.
O desenvolvimento acelerado das cidades quebrou o equilíbrio mantido entre os meios urbanos e os meios rurais ealterou inclusivamente as formas de sociabilidade dentro das cidades. A vida urbana, com a introdução da sociedade demassas, passou a privilegiar o individualismo, perdendo-se práticas de solidariedade ancestrais.
A sociedade começava a mudar. As classes médias ganhavam poder numa sociedade massificada, onde as mulhereslutavam por direitos cívicos.
As novas descobertas da